jdiario@diariotupa.com.br


Encontrados celulares no banheiro do AME

          Aparelhos de telefone celular, que poderiam ter como destino alguma penitenciária da região, foram localizados em um banheiro do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Tupã, na Mandaguaris com Tapuias. O caso foi registrado pela Polícia Militar às 11h06 min de quinta-feira, dia 24.
Segundo boletim de ocorrência, um funcionário do AME realizava reparo em uma caixa de descarga, em um dos banheiros, quando notou em seu interior a presença de invólucros plásticos (preservativos masculinos e sacolas de mercado). Os policiais militares foram acionados, foram ao local e abriram os invólucros, constatando que continham dois aparelhos celulares, ambos de dois chips, e um carregador com dois cabos.
A suspeita é que os aparelhos seriam destinados a algum detento que eventualmente utilizasse aquele banheiro, já que diariamente presidiários são atendidos no AME de Tupã.
Os objetos foram apreendidos e conduzidos ao 1º Distrito Policial. A PM informou ainda que no local há câmera de monitoramento.


Instituto Federal
Projetos municipais não serão prejudicados com instalação

          Assim como já foi informado, em breve Tupã receberá o Instituto Federal de Educação, que será instalado na atual sede do Centro de Educação Integrada (CEI), na Avenida dos Universitários. Recentemente, a Câmara de Tupã aprovou a doação de todo o prédio para o governo federal, com o objetivo de implantar a mais nova unidade do Instituto Federal de Educação no Estado de São Paulo.
O instituto funcionará inicialmente como unidade avançada, com a realização de cursos técnicos para 400 alunos e, posteriormente, como câmpus, com capacidade para atender 1.200 alunos.

O Instituto vai oferecer cursos tecnológicos, de bacharelado, licenciatura, pós-graduação e ensino à distância.

CEI

Mas o que muitos estão indagando é sobre a destinação dos atuais projetos que funcionam no CEI. Para tranquilizar a população, além de esclarecer o assunto, o secretário Municipal de Educação, professor Marcos Leite, explicou como de fato funcionará o processo de instalação do Instituto Federal. “Será uma mudança progressiva, a ser feita lentamente, até que possamos concluir uma nova estrutura para abrigar todos os projetos do CEI, na região Leste da cidade, que é onde reside a maioria das crianças que frequentam os projetos. Em princípio, o Instituto deverá usar algumas salas, claro, que toda a estrutura será destinada ao Instituto, mas até lá já vamos ter nossa estrutura”, explicou.
Para que se entenda melhor, de acordo com o secretário Marcos Leite, a prefeitura avalia um terreno do próprio governo municipal, na região Leste da cidade, onde será construído um novo prédio, que deverá abrigar todos os projetos do CEI. O projeto será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento, que já avalia a situação.

Outra possibilidade
Ainda segundo as informações, existe também uma outra possibilidade, que é do próprio Instituto Federal manter alguns projetos que funcionam na atual sede do CEI, como por exemplo o de natação, que funciona nas piscinas. Dessa forma, os alunos do Instituto também poderiam usar o espaço. Porém, o assunto é uma possibilidade que vem sendo estudada, além da mudança dos projetos para uma nova estrutura na região Leste, que também está sendo avaliada. “São possibilidades. Mas o que é certo é que nenhum dos projetos será prejudicado. Vamos trabalhar para fazer o melhor para a população”, concluiu Marcos Leite.


Matriz de São Pedro
Obras da parte externa permanecem indefinidas

          Há quase 10 anos, o prédio da principal igreja da Estância Turística de Tupã passa por uma grande reforma e restauração, objetivando, além do embelezamento, solucionar diversos problemas em sua infraestrutura, como rachaduras, infiltrações, pisos irregulares e uma nova pintura.
Cerca de um ano atrás, foram concluídas as obras da parte interna, cujos resultados foram aprovados por todos. Desde então, nada mais foi comentado sobre a continuidade da reforma, agora na parte externa.
A obra foi sendo realizada de forma gradativa, sendo comandada pelo padre Antônio Padula, contando com a ajuda da população com doações em dinheiro. Foi trocado todo o piso, toda a parte interna recebeu uma pintura especial, com tons de dourado, além da realização de importantes obras de arte sacra e limpeza dos grandes lustres que chamam a atenção dos fiéis que frequentam as missas.
Especificamente, na parte interna foram feitas 55 fundações, o telhado foi totalmente refeito, assim como a parte hidráulica, as calhas foram todas trocadas e os vitrais passaram por uma restauração em uma empresa especializada no ramo em Minas Gerais.

Parte externa

Resta agora a parte externa, para a conclusão da reforma. Segundo o pároco, nada foi discutido ainda, muito menos definido, podendo ser realizada na próxima quinta-feira uma reunião, quando o assunto poderá ser discutido. Por enquanto, não existe nenhuma previsão da retomada e nem da conclusão da reforma.
O processo é considerado trabalhoso, já que todo o trabalho requer tempo e é necessário ter recursos em mãos, o que depende inteiramente da ajuda da comunidade católica.
O atual prédio da Igreja Matriz de São Pedro foi inaugurado no dia 21 de março de 1954, e até hoje recebe seus fiéis assíduos em todas as missas e casamentos.


‘Paula Souza’
Etec Tupã tem mais de mil alunos matriculados

          A Escola Técnica Professor “Massuyuki Kawano”, mantida pelo Centro Paula Souza, conta hoje com 1.300 alunos matriculados no ensino médio e cursos técnicos, que estudam nos períodos da manhã, tarde e noite. Para eles, as aulas do segundo semestre já iniciaram no último dia 17. Desse número, 300 alunos iniciaram o estudo técnico em diversas áreas de atuação, no período da tarde e noite.
São quase 1,5 mil alunos, além dos alunos do programa Via Rápida e Pronatec. O Centro Paula Souza é o órgão responsável pela qualificação de pessoas no Estado de São Paulo, com mais de 250 unidades, fora 210 classes descentralizadas.
Tanto os alunos do ensino médio quanto do ensino técnico, bem como aqueles que já estão em outros módulos, terão aulas até o dia 8 de dezembro.

‘Vestibulinho’
Ainda neste ano um novo vestibulinho será realizado no mês de outubro, com prova prevista para o mês de novembro e início das aulas em fevereiro de 2015, para ensino médio e técnico.

Cursos
A Etec “Massuyuki Kawano” oferece os seguintes cursos: administração, desenho de construção civil, farmácia, enfermagem, informática, contabilidade, design de interiores e recursos humanos. Para o próximo ano estão previstos dois novos cursos: química e processos fotográficos.
Para os interessados, a Etec “Massuyuki Kawano” está localizada na Rua Bezerra de Menezes, 215, Vila Independência, onde é possível conseguir maiores informações. Os telefones para contato são (14) 3491-5393 ou 3496-1520.


Férias
Alunos da rede particular aproveitam últimos dias de férias

          O final de semana foi o último das férias escolares de meio de ano para os alunos da rede particular e superior da cidade. Hoje é dia de volta às aulas para os estudantes de algumas instituições da cidade. Assim foi no último dia 14, para os alunos das redes municipal e estadual de ensino.

O calendário deste ano levou em conta, além do recesso normal do mês de julho, também a realização da Copa do Mundo de Futebol. Algumas escolas anteciparam o retorno e já voltaram às aulas há mais de uma semana.
As férias de meio de ano foram antecipadas nas escolas estaduais e municipais e começaram em 12 de junho, por conta dos jogos da Copa. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, essa mudança não compromete os 200 dias letivos previstos em lei. O término do ano letivo deste ano na rede acontece na segunda quinzena de dezembro.

Para alguns alunos, as aulas voltam mesmo na próxima segunda-feira, dia 4, como é o caso de estudantes universitários.
No último final de semana, principalmente crianças e adolescentes aproveitaram os últimos dias de folga para se divertir antes da volta às aulas.

Incentivo

Em função dos jogos da Copa do Mundo, os dias de folga se tornaram ainda mais atrativos e emocionantes. Porém, apesar do entusiasmo de alguns alunos para voltar aos estudos, outros encontram maior dificuldade, o que exige olhar mais atento dos pais e familiares quanto ao retorno à rotina de estudos. Segundo educadores, o papel das famílias na retomada da rotina escolar é essencial, pois fortalece os esforços para garantia do sucesso nos estudos.

Trânsito

A volta às aulas exige também maior atenção nas ruas. Tradicionalmente, o período escolar coloca mais veículos nas ruas, especialmente no período entre as 7 e 8 horas, entre o final da manhã e início da tarde e depois a partir das 17h30 min.


Clima
Meteorologia prevê novas pancadas de chuvas

          Depois de um dia cinza na quinta-feira passada, com garoa durante a maior parte do dia, uma onda de ar mais frio parece ter aterrissado na cidade, trazendo temperaturas mais baixas.
No final da semana, a partir de quinta, o clima esfriou e os tupãenses foram pegos de surpresa, com frio e tempo nublado. E parece que não para por aí. A meteorologia prevê para esta semana novas pancadas de chuva e frio, com temperatura baixa. Inclusive, para esta segunda-feira, há previsão de pancadas e muitas nuvens. A máxima poderá chegar a 22 graus e mínima de 13 graus.
A partir de amanhã, a máxima sobe. A previsão para terça, quarta e quinta é de máximas entre 24 e 25 graus, e mínimas entre 13 e 15 graus. Não há previsão de chuva para esses dias.

Por fim, a meteorologia prevê para a próxima sexta-feira, dia 1° de agosto, sol e aumento de nuvens de manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite. A máxima será de 26 graus e mínima de 17 graus.



NECROLOGIA

          Alcides Pereira da Silva 74 anos
Sidália Aparecida Rogato 83 anos


CEMITÉRIO DA SAUDADE
Ampliação já conta com 629 sepulturas ocupadas

          Há quatro anos, por uma iniciativa da Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura, aconteceu a terceira am-pliação do Cemitério da Saudade. O projeto contemplou a construção de carneras lado a lado, para o máximo aproveitamento de espaço.

No total, foram 1.012 gavetas apenas na área ampliada, cada uma delas dispondo de 1,10 m de frente por 2,40 m de comprimento, e mais 25 centímetros de calçada de cada lado. Neste espaço, 623 sepulturas já estão ocupadas, tendo disponíveis atualmente apenas 389.

A ampliação foi realizada no ano de 2010, de forma gradativa, ou seja, conforme as carneras foram sendo utilizadas. E a infraestrutura foi implantada, chegando até a fase atual.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura, para realizar esta última ampliação do Cemitério da Saudade, a prefeitura teve que fazer a desapropriação de uma área de 5.702 m², localizada aos fundos, onde fun-cionava antigamente uma olaria.

De acordo com o Setor de Cemitérios, não existe uma projeção sobre até quando a terceira e última ampliação do Cemitério da Saudade poderá receber sepultamentos, ou seja, quando poderão se esgotar as 389 sepulturas. Isso porque, em muitos casos, a família já conta com um espaço para o sepultamento. Em outros, em uma sepultura existem 2 espaços, entre outras situações. O fato é que, conforme vai sendo usado, o espaço se torna cada vez menor.

Segundo o secretário de Obras, Danilo Aguillar Filho, a prefeitura não tem planos para a construção de um novo cemitério, nem de uma nova ampliação para o Cemitério da Saudade. Na verdade, o assunto ainda não foi discutido, considerando que nada foi comentado sobre essa questão.

De acordo com o secretário, não há mais espaço para ampliar a área existente, já que os arredores do cemitério estão devidamente urbanizados, contando aos fundos com a sede da APAE. A única solução é a construção de um novo “campo santo”, medida que pode levar anos, desde a definição de um terreno, sua aprovação, encaminhamento do projeto e outras medidas.

Um ano

Segundo informações obtidas junto à Central de Atendimento da Prefeitura de Tupã, no ano de 2014 foram realizados 351 sepultamentos. O preço atual da carnera é de R$ 922,08, mas o pagamento pode ser realizado em até seis vezes, tendo um acréscimo do valor. Atualmente, a venda de carneras está sendo feita pela prefeitura somente em caso de falecimento. As vendas para fins de reserva já não ocorrem há vários anos, até porque os espaços para sepultamentos estão se tornando cada vez mais escassos.

Caso o município mantenha essa média de sepultamentos neste ano, o Cemitério da Saudade não conseguirá manter o atendimento da demanda por muito tempo. Talvez por um ano ou pouco mais. A situação começa a ficar grave, exigindo a tomada de medidas logo para a construção de um novo “campo santo”.
O município de Tupã possui pelo menos quatro cemitérios administrados pela Prefeitura Municipal e mais um no Distrito de Varpa, localizado em propriedade particular, onde estão sepultados os pioneiros da comunidade leta.
O Cemitério da Saudade, criado em Tupã por volta de 1945, localizado no prolongamento da Rua Caingangs, deve esgotar seus espaços até no máximo no final do ano que vem. Se até lá nada for feito, a cidade não terá onde enterrar os seus mortos.


Moda
Inverno é sinônimo de botas, bolsas e estilo

          Mesmo sem muito frio, algumas peças são tendências no Inverno. Além disso, essenciais no guarda-roupa, principalmente das mulheres.
Desde o início da atual estação, uma das peças especiais mais procuradas, que inclusive não pode faltar no guarda-roupa de qualquer mulher, é a bota! O Inverno conta com calçados muito elegantes, como as botas femininas, que estão sempre presentes nas produções da temporada.
Além de aquecer os pés nos dias mais frios do ano, a bota ainda é capaz de deixar qualquer visual mais moderno e elegante. Entre os modelos que são tendência estão as ankle boots, as de cano médio, as maxi botas, com recorte lateral, com aplicações e os coturnos. O legal é que independente do estilo da pessoa, sempre é possível encontrar um modelo que agrade. Afinal, a cada ano, as botas ganham ainda mais charme.
Febre em todo o mundo, as botas dominam looks e hipnotizam mulheres de todas as idades e classes sociais.
Principalmente com a confirmação da Exapit 2014, de 20 a 25 de agosto, em Tupã, as lojas de calçados estão preparadas para um aumento na procura. Na verdade, desde o início do mês a procura por botas tem sido grande. Muitas lojas já precisaram, inclusive, reforçar o estoque. Outras, investem nas promoções. Mas para quem ainda não garantiu a sua, deverá aproveitar o período para ir atrás, já que a bota é o calçado preferido para quem vai aproveitar a festa do peão na cidade.
Entre os modelos de botas tendências para o Inverno 2014 estão as feitas com animal print, ou seja, estampa de animais. Já nos detalhes, as “franjinhas” são a novidade do momento, que já agradam os olhares das mulheres de estilo.

Nas lojas
Nas lojas de Tupã, vendedoras confirmam a preferência do público feminino por botas neste período do ano. “Neste ano, os coturnos vieram mais fortes, com modelos para todos os gostos. Mas ainda a bota montaria predomina. É que a montaria pode ser usada para o trabalho ou para sair, principalmente no frio. Para período de Exapit, o pes-soal procura também a bota texana, mais estilo country”, revelam elas.
Ainda de acordo com elas, as franjas também ganharam destaque nas lojas. Segundo elas, as franjas são detalhes das botas de canos mais baixos, como as ankle boot. “É um estilo mais ousado, para quem acompanha a moda”.
Eventos como a Exapit, além dos rodeios na região, são um motivo a mais para a procura das botas. “Sempre que tem rodeio na cidade ou região, os eventos influenciam a procura e, claro, o tempinho mais frio ajuda ainda mais”, informam.

Dica
Uma dica importante para escolher a bota ideal é ir de acordo com o seu corpo. O básico é associar a sua altura com o tamanho do cano da bota. Por exemplo, botas de cano alto ficam melhores para quem é alta e tem pernas longas. Aposte sem medo em diversos modelos de botas de cano curto, médio, ou longo. Afinal, elas são ideais para aquecer seu Inverno e tem para todos os gostos.



Conheça mais sobre os modelos de botas

          As ankle boots são modernas e estilosas, o que permite criar combinações com praticamente qualquer look. Super versátil, elas podem ser usadas em todas as estações do ano e, por ficarem na altura do tornozelo, são ideais para qualquer altura. Só não são muito aconselháveis para mulheres com pernas muito grossas.

CANO MÉDIO
As botas de cano médio sempre dão o que falar no Inverno. Esse modelo tem o comprimento um pouco mais alto que as ankle boots e apareceu em vários desfiles em Paris. Combina com jeans e vestidos que vão um pouco abaixo dos joelhos. As botas de cano médio favorecem mais as mulheres de pernas longas, devido ao comprimento da bota.

MAXI BOTA
Com canos altíssimos, acima do joelho, esse modelo é perfeito para ser usado com calças bem justas ou mesmo shorts, saias e vestidos. A altura da maxi bota pode variar um pouco: abaixo do joelho, na altura do joelho, acima dele e há modelos com a opção de dobrar a parte superior, podendo ajustar o tamanho, dando assim a opção de não deixá-la tão alta. Elas já são sucesso entre as famosas. Só cuidado se você for baixinha, elas podem achatar o corpo.

COM RECORTE LATERAL
As botas com recortes laterais são perfeitas para dias mais frescos e também podem ser usadas com meia ou meia-calça em dias mais frios. A novidade para sair com estilo nesse Inverno é o modelo com recortes, aberturas nas laterais e com fivelas. A bota com recortes laterais é super moderna e elegante, e promete deixar o look de qualquer mulher super descolado.

COM APLICAÇÃO
A temperatura baixa pede elegância, arrojo e, muitas vezes, descontração. E é aí que entram as botas com aplicação. Botas com tachinhas, pedrarias e outros detalhes metalizados também estão entre as tendências de botas femininas. Essas botas trazem um visual moderno, meio punk rock e super urbano. Elas caem super bem com vestidos soltinhos, femininos e despojados.

COTURNO
Com inspiração militar e com ares mais básicos de estética bastante casual, os coturnos apareceram em looks mais jovens e despojados. Combinam com vestidinhos e produções mais leves.


Lazer
Animais também têm direito a um passeio

          Levar o animalzinho de estimação para passear é sempre um momento de diversão, tanto para o bichinho quanto para o dono, que faz questão de ver o bem estar do animal. Além das caminhadas ao lado do melhor amigo do homem, às vezes o roteiro é maior. E como já diz o ditado popular “quem ama, cuida”, quando o passeio é dentro do carro, é preciso redobrar a atenção e cuidados, isso para preservar a vida da própria pessoa, como também do bichinho. Seja cães ou gatos, os animais também precisam de segurança dentro dos veículos. Além disso, transportar animais dentro do carro, sem a devida segurança, é proibido por lei.

Ver um cachorrinho com a cabeça para fora da janela do automóvel, apreciando a brisa, tem se tornado uma cena cada vez mais comum em Tupã e, embora pareça algo divertido tanto para o bichinho quanto para os donos, esse tipo de passeio vai contra o Código de Trânsito Brasileiro, já que não é permitido transportar animais desse modo, seja no colo ou “sentadinhos” no banco do carona. Nem mesmo quando o trajeto é curto.
Cães e gatos soltos pelo carro podem comprometer a segurança do próprio motorista, pois eles podem desviar sua atenção. Se o cão ou gato quiser brincar ou ficar nervoso, pode fazer com que o condutor provoque um acidente.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o transporte adequado dos animais deve ser feito em caixas, gaiolas e cintos especialmente fabricados para esse fim e disponíveis em todos os pet shops.

Opções

Apoiador dessa medida de segurança, o médico veterinário Wilson Freire Aguiari, destacou os principais acessórios disponíveis no mercado. “Existem o cinto, caixinha de transporte e o cestinho. São produtos corretos e autorizados para o transporte de animais”, citou. E não há com o que se preocupar. Os produtos são destinados à segurança e conforto dos bichos dentro dos veículos.
Entre os itens de segurança mais comuns, estão a guia com peitoral e caixa específica para transporte, que deve ter um tamanho adequado para que o animal consiga se manter em pé e mudar de posição, podendo ser de plástico ou tactel.

Essas caixas, mesmo bem fechadas, ainda devem ser presas ao cinto de segurança ou, para reforçar ainda mais, junto ao cinto especial que deve ser acoplado ao cinto do carro.
Já os preços, de acordo com o veterinário, variam. O cinto pode ser encontrado por R$ 20,00, a caixinha para trasporte a partir de R$ 50,00 e o cestinho, R$ 80,00.

Orientações

De acordo com o veterinário Wilson Aguiari, o produto mais vendido é o cinto especial para animais. Principalmente para aqueles que gostam de viajar com os animais, o cinto é engatado no cinto de segurança do veículo. Além disso, o veterinário alertou para outra questão. “Os animais precisam estar com a vacinação em dia para viajar, principalmente quando for de um Estado para outro”, informou.
Também é permitido viajar com os animais de estimação em ônibus, desde que estejam nas caixas próprias de transporte de animais. “Para viajar de ônibus com o animal, é preciso apresentar o atestado veterinário, atestando que o animal não tem nenhuma doença”, destacou Wilson Aguiari.
É importante lembrar que esses itens, como caixas ou cestos, não podem confundir a visibilidade do condutor e devem ser usados tanto na estrada como dentro da cidade.

Carinho e
segurança

As medidas citadas acima são sinônimos de carinho e atenção com o bichinho de estimação. Outra orientação, segundo o veterinário, é que as pessoas também devem evitar que os animais fiquem com a cabeça para fora do veículo, pois isso pode livrá-los de problemas de saúde, como irritação no ouvido, infecção, ressecamento dos olhos, entre outros problemas. Apesar de parecer fofo e bonitinho, a orientação é evitar que um cão passeie com a cabeça para fora do veículo.

Sendo assim, é fundamental que os motoristas se conscientizem de que há leis que devem ser seguidas, e não somente elas devem ser levadas em conta, mas também a saúde do animal e a segurança dos condutores.


Canil
PM utiliza serviços de cães para combater o crime

          Para aumentar a fiscalização e combater o tráfico de drogas, a 2ª Companhia de Polícia Militar de Tupã possui, em sua base, um canil. Atualmente, são 4 cães, que foram treinados para o serviço de farejamento e patrulhamento ostensivo.
O Canil da PM de Tupã conta com o auxílio de 1 pastor alemão, 2 pastores belgas de malinoá e 1 labrador.
Como os animais têm um olfato bem mais apurado que o do ser humano, a busca para a apreensão de drogas se torna rápida e eficaz. Neste caso, o cão da raça labrador leva vantagem sobre os demais. Porém, o labrador é usado somente para o farejamento, visto que o mesmo não possui perfil para a função de patrulhamento ostensivo.
A PM conta com o apoio dos animais de raça pastor alemão para o patrulhamento ostensivo, que por causa do seu perfil são mais eficazes nessa tarefa.
Os trabalhos e os treinamentos com os cães ocorrem diariamente e são elaborados conforme a realidade encontrada nas operações realizadas.
Os cães, ao passarem por esses treinamentos, tornam-se aptos para reforçar o quadro de ferramentas que a PM utiliza para manter a fiscalização contra o tráfico de drogas, a segurança e a ordem pública.

Trabalhos

Para combater cada vez mais e reduzir o tráfico de drogas, a PM treina seus cães para o farejamento. Este trabalho ocorre juntamente com o PM que o a companha em seu treinamento.
Para constatar a presença de entorpecentes em veículos, bolsas, malotes e roupas dos traficantes, a polícia realiza a abordagem do suspeito enquanto o animal executa a busca pela droga escondida.

Este trabalho ocorre por meio das rondas elaboradas estrategicamente pela PM, entre as ruas e localidades que apresentam suspeitas de movimentações para realização do tráfico.
Já o serviço de patrulhamento ostensivo é desenvolvido por meio de fiscalizações nas ruas da cidade, onde se encontram aglomerações de pessoas.
O patrulhamento ostensivo desenvolvido junto aos cães é comumente realizado em eventos esportivos, como em jogos de futebol que ocorrem no Estádio Municipal “Alonso Carvalho Braga”, e eventos organizados no Ginásio de Esportes “Elias Knaifes”. O trabalho de patrulhamento ostensivo também é realizado nas festividades do município, como Exapit e Semana da Solidariedade, entre outras. Outra função para a qual os cães do PO são treinados, é para o ataque a criminosos.



Veículo foi furtado na Avenida Tamoios

          Uma picape Ford Pampa, de cor azul, com placa de Tupã, foi furtada em plena Avenida Tamoios, na região central da cidade. O crime foi registrado por volta das 7 horas de quinta-feira, dia 24.

Segundo boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Militar, a vitima, um tupãense de 45 anos, deixou o veículo devidamente estacionado na Avenida Tamoios, em frente da residência de seu pai. Por volta das 7 horas da manhã, constatou que o mesmo havia sido furtado.


Educação
Gaspar destaca a visita de reitor do Instituto Federal de Educação

          O prefeito Manoel Gaspar e o vice Thiago Santos receberam, nesta semana, o diretor do Instituto Federal de Educação, Silmário Santos, e o reitor dos institutos federais no Estado de São Paulo, Eduardo Antonio Modena, no Paço Municipal.
Modena é professor efetivo da área de construção civil desde 1986. Entre 1993 e 1994, foi coordenador de área, na então Escola Técnica Federal. No período de 2007 a 2008, auxiliou a implementação do câmpus Caraguatatuba e assumiu a gerência educacional do mesmo.
Também estavam presentes ao encontro a secretária de Assistência Social, Isaura Gaspar, e a secretária de Administração, Maria Elisa Gaspar, que puderam conversar sobre os avanços na área de educação de Tupã e região.
O deputado federal Arlindo Chinaglia telefonou para o chefe do Executivo tupãense, informando sobre a visita dos representantes do Instituto Federal da Educação.
Gaspar disse que a comitiva que veio de São Paulo para Tupã queria conhecer as instalações do novo Instituto Federal de Educação. “O deputado Arlindo Chinaglia está se empenhando com muito afinco para que o instituto esteja instalado em Tupã. Ele também nos comunicou que o reitor estaria visitando a cidade para conhecer o prédio da futura instituição federal. Dia 29 de agosto haverá uma nova reunião com o deputado Arlindo Chinaglia e o ministro da Educação, Henrique Paim, quando poderemos ter grandes novidades, com datas e cursos que poderão vir para Tupã”.
Depois do encontro, as autoridades se dirigiram até o Centro de Educação Integrada (CEI), onde será instalado o Instituto Federal de Educação de Tupã. Recentemente, a Câmara Municipal de Tupã aprovou a doação de todo o prédio do CEI para o governo federal, com o objetivo de implantar a mais nova unidade do Instituto Federal de Educação no Estado de São Paulo.
Modena ficou surpreso com o tamanho do prédio, que em breve receberá a instituição. “Não tenho dúvida que é um prédio excelente e que, de acordo com as demandas de Tupã e região, abrigará cursos necessários para o desenvolvimento da população local e regional”.
Gaspar disse que é necessária a união de todos os municípios da região, para que o Instituto instalado em Tupã cumpra plenamente seu objetivo. “Temos aqui na região municípios que se destacam em diversos ramos da economia. Cito como exemplo o caso de Bastos, que produz 30% dos ovos consumidos no País. Em Pompéia, temos a Jacto. Já Tupã se destaca pelo amendoim”.
Modena complementou dizendo que, no caso de Tupã, é necessário que os municípios da região estejam conectados, em uma mesma sintonia, para que supram as demandas por cursos e fortaleçam a economia regional.
Na oportunidade, Gaspar disse que já foram realizadas diversas audiências públicas com diversos segmentos da sociedade tupãense e também com prefeitos de toda região. “Estamos em contato com os prefeitos da região, que estão muito otimistas com a instalação da instituição em Tupã, no sentido de que será um avanço para a região, criando mais empregos e oportunidades”.
O instituto funcionará inicialmente como unidade avançada, com a realização de cursos técnicos para 400 alunos e, posteriormente, como câmpus, com capacidade para atender 1.200 alunos. Para isso, será necessário abrir concurso para o corpo docente e os funcionários administrativos.
Atualmente, existem 32 campi do Instituto Federal de Educação no Estado, mais 6 em fase de implantação. O Instituto oferece cursos tecnológicos, de bacharelado, licenciatura, pós-graduação e ensino à distância.


Bastos
Polícia Civil apreendeu 13º veículo

          No final da tarde de quinta-feira, a Polícia Civil de Bastos efetuou a apreensão de mais um veículo produto de roubo. Trata-se do automóvel marca Hyundai, modelo HB 20 1.6 A PREM, ano 2013/2014, de cor branca.
O carro foi apresentado na Delegacia de Polícia de Bastos por M.R.M., de 45 anos, divorciada, comerciante, que não foi autuada em flagrante delito justamente em razão da entrega ter sido espontânea, havendo instauração do competente inquérito policial para as devidas apurações.
Como nos outros casos, o veículo apresentava as numerações das placas, chassi e demais agregados adulterados, bem como o Certificado de Registro e Licenciamento havia sido falsificado.
Os investigadores do Setor de Investigações Gerais constataram que o veículo era produto de roubo ocorrido na tarde do dia 7 de dezembro de 2013, na cidade de Embu das Artes/SP.
Naquela oportunidade, a vítima, uma mulher de 35 anos, estava na área de sua casa quando foi abordada por dois indivíduos armados, que mediante ameaça consumaram a subtração de seu veículo.
A perícia irá atestar de que forma as alterações ocorreram, bem como confirmar identificação do veículo original, conforme antecipado pelos investigadores do Setor de Investigações Gerais.
O delegado de Polícia de Bastos, Sandro Resina Simões, destacou que a apreensão desse veículo produto de crime, que foi o décimo terceiro nos últimos dias, se deu durante a execução das diligências relacionadas às prisões em flagrante delito de A.G., 43 anos, casado, comerciante; C.R.S., 18 anos, ajudante geral; V.H.G.O., 18 anos, solteiro, balconista; I.C.V., 41 anos, casado, comerciante; F.M.G., 37 anos, casado, avicultor; e R.B.M., 35 anos, casado, agricultor, ocorridas nas cidades de Bastos e Tupã.
As diligências terão prosseguimento visando a identificação de outros envolvidos na prática das infrações penais, principalmente na adulteração dos sinais identificadores dos veículos e na receptação, que também deverão ser presos, bem como outros veículos serão aprendidos.


Diadema
Bairro Eldorado tem padre de Tupã fanático pelo Palmeiras

          Na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado, em Diadema, a cor verde é destaque na estrutura da igreja. Está também nos vitrais, paredes e móveis da secretaria. A tonalidade não foi colocada em todo canto por acaso. Há 26 anos, o responsável pelo santuário é o padre Odair Angelo Agostini, 61 anos, torcedor fanático do Palmeiras. O nome dele, inclusive, é em homenagem ao ex-atacante Odair dos Santos. “Antes de eu nascer, meu pai já havia escolhido o nome por conta do jogador. Sou palmeirense desde o ventre. Minha família também é toda de origem italiana, então, não tinha como não ser”, garantiu.

O pároco, nascido em Tupã, chegou em Diadema para passar dois anos, mas se fixou no Eldorado. Ajudou a construir o bairro e outras quatro capelas nos arredores, localizadas no Jardim Inamar, Sítio Joaninha, Vila Paulina e Jardim Yvone. Todas, claro, com as cores verde e branco. “É padrão. Além do Palmeiras, verde representa esperança, e branco, paz, duas coisas que temos que ter aqui no Eldorado.”
As cores alusivas ao Palmeiras estão destacadas ainda em ponto um tanto quanto inusitado: no manto de Jesus Cristo, na imagem que retrata a Santa Ceia. “Historicamente, ninguém sabe que cor era a roupa Dele no dia da última ceia. Só se sabe que depois que Pôncio Pilatos o condenou, colocaram o manto vermelho. Então, pintei de verde e branco, pois Ele trouxe ao povo a esperança e a paz. Se alguém me disser, historicamente, que roupa ele estava usando na ocasião, mudo”, afirmou.

Já a figura do Judas, considerado o traidor que entregou Cristo aos seus captores, traz as vestes em preto e branco no painel, cores do time arquirrival do Palmeiras, Corinthians. “Mera coincidência”, desconversa o padre, aos risos.
Na casa do sacerdote, não haveria de ser diferente. “O verde está presente no prato em que como, nas xícaras, tapetes e até na iluminação, que mandei fazer”, listou.

Em tempos de crise do Palmeiras, quando o time foi rebaixado pela primeira vez à série B do Brasileirão, em 2002, os fiéis não perdoaram e tiraram sarro. “Fizeram muitas brincadeiras, até que falei na missa: ‘se eu tivesse perdido um membro da minha família, não estaria tão abalado como estou, portanto, respeitem a minha dor.’ A partir daí, ninguém falou mais nada e, quando o Palmeiras caiu de novo, respeitaram, porque eles sabem que eu sofro, faz parte da minha vida.”
Os jogos disputados nos horários das celebrações deixam Odair apreensivo. “Ouço os fogos e não sei o que está acontecendo, fico agoniado, então, peço aos coroinhas que ouçam o jogo e me passem as informações por sinais.”

Ao estádio ele quase não vai, em decorrência de uma má lembrança. “Fui uma vez ao Morumbi, no final da Copa Libertadores da América, e dei azar: o Palmeiras perdeu para o Boca Juniors (time da Argentina) nos pênaltis. Depois daquele dia, nunca mais coloquei meus pés lá.”
Agora, ele aguarda ansiosamente a inauguração da Arena Palmeiras, prevista para ser entregue em agosto, antes do centenário do clube, no dia 26. “Aí, ninguém me segura.”



Comércio desenvolve a ‘Promoção Premiada’

          O comércio tupãense já desenvolve a “Promoção Premiada”. Através da Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), a promoção envolverá as principais datas comemorativas até o final do ano.
Segundo o presidente da Associação Comercial, Dirceu Michelan, os prêmios da promoção agradarão a população. Abrangendo o Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, serão realizados cinco sorteios. Os cupons, as famosas “seladinhas”, já foram distribuídos às lojas participantes. Atualmente, de acordo com Dirceu, 100 lojas já foram confirmadas, prevendo a participação de até 120.
Os prêmios instantâneos são: R$ 12.000,00 em vales-compras, que poderão ser trocados em mercadorias em qualquer empresa participante da promoção, 20 mil bolas de borracha e 4.000 canecas acrílicas para chope. Algumas empresas participantes também estão incluindo prêmios particulares, que poderão ser retirados no próprio estabelecimento.
Também serão sorteadas 2 motos Honda 0 Km CG Fan 125 KS, 1 bicicleta motorizada Top Bike, 50 vales-compras no valor de R$ 200,00, 50 vales-compras para vendedores dos vales-compras sorteados no valor de R$ 50,00 cada e 3 vales-compras para vendedores das motos e bicicletas no valor de R$ 100,00 cada.
Os sorteios acontecerão nos dias 12 de agosto, envolvendo o Dia dos Pais; no dia 14 de outubro, envolvendo o Dia das Crianças, e nos dias 9, 16 e 30 do mês de dezembro, relativos ao Natal. Os cupons já estão disponíveis e podem ser solicitados pelos consumidores tupãenses em todas as lojas participantes.
A tradicional "Promoção Premiada", acaba sendo um incentivo para a população comprar no comércio tupãense, recompensando com grandes prêmios e inúmeros vales-compras.
Vale lembrar que todos os sorteios serão realizados na sede da ACIT, na Praça da Bandeira, 373, às 10 horas. Mais informações através do telefone (14) 3441-3888.


sobe.gif (937 bytes)


| Home | Economia | Geral | Sociedade | Policial | Esportes | Política | Variedades |Expediente |E-mail

Hosted by UNISITE - Todos os direitos Reservados