jdiario@diariotupa.com.br

Associação Bethel
Entidade reduziu pela metade menores infratores

          A Associação Bethel, localizada na Rua Garça, 107, Vila Indústria, realiza há 12 anos, por meio de medidas sócio-educativas, trabalhos que visam a reintegração do adolescente infrator. As ações desempenhadas semanalmente no local, são executadas pelos funcionários da entidade junto aos assistidos, por meio de trabalhos em grupos e oficinas profissionalizantes, buscando oferecer conteúdo de qualidade para cada jovem.
Com essas ações, a Associação Bethel presta serviços ao Poder Público, através de medidas sociais e educativas, como prestação de serviço à comunidade, desenvolvida por meio da liberdade assistida.
A entidade conta com o auxílio de 5 funcionários contratados: um coordenador, duas psicólogas, que realizam os trabalhos de orientação para os assistidos; um assistente social, e um auxiliar administrativo.
De acordo com as informações do coordenador da Associação Bethel, Silas Gomes Duarte, a entidade presta atendimento aos adolescentes infratores, que possuem idade de 12 a 18 anos, desenvolvendo trabalhos que busquem a inserção dos mesmos na sociedade.
Na entidade, o quadro de funcionários capacitados desempenham atividades de orientações quanto aos malefícios do uso das drogas, importância dos estudos e ainda oferece aos jovens a oportunidade de se aperfeiçoarem para o ingresso no mercado de trabalho, por meio de oficinas . “Orientamos os jovens para que voltem a estudar, pois muitos já abandonaram a escola. A grande maioria dos nossos assistidos possui problemas com drogas. Dessa forma, o atendimento que realizamos para essas pessoas com o auxílio dos nossos profissionais é de muita importância. E para que haja esta integração social, fazemos reuniões juntamente com os pais de cada adolescente, buscando unir os vínculos familiares”, disse.

Atividades

O coordenador informou que a Associação tem por finalidade proporcionar outras oportunidades para cada jovem, que por falta de incentivo ingressaram no mundo das drogas. Ele destacou que as atividades são agendadas semanalmente com cada assistido, para que sejam realizadas diversas atividades que possibilitem que o jovem possa se readequar ao convívio social. Para isso, a Bethel por meio de seus colaboradores, executa oficinas e atividades em grupos que oferecem a cada infrator a oportunidade de aprender uma nova profissão. “Ministramos em nossa sede oficinas de informática e produção de pipas, entre outras. Realizamos, recentemente, uma oficina de produção de ovos de Páscoa, fazendo com que o jovem possa aprender a produzir este produto para comercializar neste período. A família de cada assistido pôde participar do processo e, se quiser, já pode iniciar o comércio destes ovos de chocolate, como forma de angariar recursos”, explicou.

Permanência

Silas relatou que cada jovem permanece na entidade pelo período de 6 meses a 1 ano, mas que a duração da medida depende de uma decisão judicial, que definirá o tempo em que cada assistido ficará na Associação. “De acordo com esta decisão, buscamos encaixar o jovem em serviços voluntários durante o prazo estipulado pelo juiz. Muitos já prestaram serviços nas mais variadas repartições públicas, como escolas e no Museu ‘Índia Vanuíre’”, afirmou.

Resultados

De acordo com o coordenador, os resultados obtidos por meio das ações desenvolvidas pela Associação Bethel ao longo destes 12 anos resultaram na obtenção de melhorias para a sociedade. “Muitas crianças já foram restabelecidas socialmente. Muitos jovens, após as orientações recebidas no período de assistência, retornaram ao local com suas famílias como forma de agradecimento. Temos percebido que o número de infratores caiu neste período. Antigamente, atendíamos cerca de 80 jovens, hoje possuímos uma média de 30 a 40 assistidos. Acreditamos que este seja o reflexo do nosso trabalho realizado em prol da comunidade”, assegurou.

Apoio

Silas Duarte Gomes informou que a entidade é uma extensão da Igreja Presbiteriana Independente de Tupã (IPI). Conforme suas informações, quando a entidade desenvolve seus trabalhos sócio assistenciais, buscando angariar fundos para a manutenção de suas despesas, a Igreja apoia todos os eventos organizados por meio de seus voluntários. “A diretoria da Associação é composta pelos membros da Igreja, que nos auxiliam no desenvolvimento do nosso ‘bazar da pechincha’ e festa do cachorro-quente, entre outras. Este apoio é direcionado para nos ajudar na obtenção de recursos destinados à entidade”, destacou.
Para que estes trabalhos sejam mantidos, o coordenador informou que no dia 10 de maio, véspera do Dia das Mães, a Bethel realizará a “Noite da Massa”, a partir das 20 horas, na chácara da Igreja IPI, localizada no condomínio residencial Delta Ville. “Serão servidos aos participantes do evento pratos como yakissoba e macarronada. Haverá música ao vivo e as crianças possuirão atividades especiais. Os interessados em participar podem entrar em contato conosco, por meio do nosso telefone: 14 3496-1647”, concluiu.


Há 30 anos - 17 de abril de 1984
Quatro pessoas de Tupã quase atingidas por avião

          Por pouco um avião caiu onem de manhã no Parque Anhembi, em São Paulo, não causa uma maior tragédia atingindo 4 pessoas de Tupã, que se encontravam nas imediações.

Ivan Borges, diretor da Eletrônica Sonauto, e os funcionários Serafim Sérgio Baraldi, Rosalina Basso e Edson Quinterno estavam a poucos metros do acidente, em visita à Feira da Eletrônica, que no momento era presenciada por revendedores industriais de todo o Brasil e do exterior.

Felizmente, nada de mais grave aconteceu com os tupãenses, apenas o susto com a queda do avião, quando boa quantidade de gasolina foi esparramada no local, além da necessidade de ser desligada com urgência a chave geral de energia do Parque Anhembi. Informa-se que algumas pessoas que ocupavam o avião sofreram ferimentos graves.


Educação
Banda do Projeto Crescer faz ensaios no ‘Jammil Dualibi’

          Após um período de ensaios suspensos, a Banda Marcial da Escola de Segundo Turno - Projeto Crescer retomou os encontros com ainda maior disposição. A banda é mantida pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação e de Assistência Social, com a participação de dezenas de crianças, jovens e adultos. Para o grupo, a banda é uma forma de valorizar também a cultura local.

Segundo as informações fornecidas pelo atual maestro Nilton Marinho, antes os ensaios da banda aconteciam na Escola Municipal “João Geraldo Iori”, porém, com a reforma da unidade, os encontros tiveram que ser suspensos. Desde o início do ano, a banda tem procurado um local apropriado para os ensaios. O local definido é um espaço no ginásio de esportes do Conjunto “Jammil Dualibi”, onde recentemente a banda retomou os ensaios.
Os ensaios foram retomados com 80 iniciantes. Fazem parte da corporação crianças e jovens com idade entre 10 a 18 anos.
Ainda segundo as informações, o novo local de ensaio tem favorecido grande parte dos integrantes da banda, que moram naquela região da cidade.

Instrumentos

Segundo o maestro da Banda Marcial do Projeto Crescer, Nilton Marinho, que dedica o seu trabalho para treinar os integrantes da corporação, os ensaios acontecem diariamente. Já o estilo é misto. O grupo prepara o repertório com músicas variadas.
De acordo com o maestro, a corporação conta com diversos instrumentos, como baixo, bombardino, trombone, trombete, instrumentos de percusão e prataria, entre outros.

O maestro Nilton Marinho destacou que, no ano passado, a banda ganhou diversos novos instrumentos, conquistados através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o que enriqueceu a qualidade dos ensaios e apresentações da banda.
“A banda toca em eventos da cidade e também é convidada para participar de outras festas. A banda já tocou até mesmo em São Paulo. Em todos os concursos que participa, consegue as melhores classificações”, disse o maestro.

Ensaios

Os ensaios acontecem todos os dias em um espaço no ginásio de esportes do “Jammil Dualibi”. “Todos os dias tem ensaio teórico e prático. De segunda e quarta, tem ensaio geral à noite também”, informou o maestro da banda, que acrescentou o trabalho de coreografia, que é desenvolvido com os integrantes também.
Todas as crianças e jovens do município podem participar da Banda Marcial do Projeto Crescer. Interessados podem procurar pelo grupo no local dos ensaios, das 8 às 11 horas, ou nos dias do ensaio à noite, e fazer a inscrição.

Destaque

Através da música, é possível se construir grandes amizades e fortalecer o caráter das crianças e jovens. Dessa forma, a Banda Marcial do Projeto Crescer se tornou destaque na cidade.


Saúde
Farmácia Popular vê aumento de 50% na procura por remédios

          Aqueles que fazem o uso de medicamentos para tratar da hipertensão e do diabetes devem ficar atentos quanto ao fornecimento gratuito. Muitos pacientes continuam comparecendo na Farmácia Municipal e reclamam do não fornecimento. Acontece que isso é feito agora com exclusividade pela Farmácia Popular, também de forma gratuita.
Dessa forma, os pacientes que precisarem desse tipo de medicamento deverão fazer a retirada gratuita na Farmácia Popular, localizada na Rua Marília, 2.295, próximo ao Supermercado Varejão Gaspar, ou nas demais farmácias conveniadas ao programa do Governo Federal.

De acordo com Ana Rita Cattaneo, farmacêutica responsável pela Farmácia Popular, depois que esta medida foi tomada pelo Executivo, a frequência de pacientes aumentou em cerca de 50%. Para se ter uma ideia, às 15h50 min da tarde de ontem o painel de atendimento já registrava a retirada de 207 senhas. “A procura por estes medicamentos aumentou muito nestes últimos meses. Chegamos a atender cerca de 250 pessoas por dia”, disse.

Ana frisou que a retirada desses medicamentos pode ser feita pelos próprios pacientes desde que estes estejam documentados com o RG e CPF. “Caso o solicitante não possa vir ao local para retirar os medicamentos, a pessoa indicada por ele deverá apresentar a procuração para que o serviço seja efetuado. Vale lembrar que estes medicamentos também podem ser retirados nas unidades farmacêuticas conveniadas, que fazem parte do programa ‘Farmácia Popular’”, destacou.

Locais

Para que o cidadão possa se informar sobre os locais onde se encontram as farmácias conveniadas, segue os nomes de algumas unidades farmacêuticas que fornecem os medicamentos de hipertensão e diabetes, de forma gratuita: Droga Raia, na Avenida Tamoios; Farmácia Cruzeiro, localizada na Avenida Tamoios, em frente ao Bradesco; Farmácia São Camilo, na Rua Aimorés, próximo à Panificadora União; Farmácia Santa Fé, nos altos da Rua Marília; Farmácia Santa Maria, na Rua Aimorés, próximo ao Big Chamas; Farmácia São Matheus, na Rua Cherentes, próximo da Praça da Vila Marajoara; Farma Noite e Dia, na Avenida Tamoios; Drogaria Unifarma; e Droga Rio, na Rua Caingangs.



‘FRAGMENTOS’ DA HISTÓRIA DE TUPÃ

          1. O lançamento do Imposto Territorial Urbano começou no exercício de 1949 e envolvia todos os terrenos vagos, situados na Avenida Tamoios, e que estejam localizados entre a Rua Aimorés e Rua Bororós, com a taxa de 5% sobre o seu valor venal. Se o contribuinte não concordar com a avaliação feita pela Prefeitura para efeito de lançamento do Imposto Territorial Urbano, poderá recorrer ao Prefeito Municipal e da decisão do Prefeito caberá recurso para a Câmara Municipal, que resolverá o litígio em definitivo. A essas imposições da Lei nº 55, de 25.11.1948, sancionada pelo prefeito Alonso Carvalho Braga, soma-se mais uma:”No referido trecho da Avenida Tamoios não serão permitidas construções e reconstruções de prédios que não tenham no mínimo dois pavimentos”. Foi alterada pela Lei nº Lei nº 70, de 31.05.1949.
2. Em 1962 foram organizadas comissões constituídas pelo Poder Público, que “se dirigiram à Zona Sorocabana e à Capital do Estado, objetivando a solução de problemas de energia elétrica, através de memoriais reivindicatórios às autoridades para a redução das taxas de consumo de energia elétrica e a encampação do acervo da concessionária dos serviços de eletricidade, pelo Governo do Estado”, conforme dispõe a Lei nº 938, de 19 de junho de 1962, aprovada pelo Prefeito Municipal interino, Prof. Idenolphi Semeghini.

3. Flagrante de parte da solenidade realizada em 12 de outubro de 1973, quando o Prefeito Municipal Prof. Idenolphi Semeghini assinou a Lei nº 1.940, dessa data, resultando na aprovação de projeto de lei de autoria do Vereador Dr. Adilson Micalli, aprovado pela Câmara Municipal, restabelecendo a verdade histórica para definir o dia 12 de outubro como a data oficial de fundação da cidade em 1929. Recorda-se que, até então, o aniversário de Tupã era comemorado no dia 29 de junho, junto com os festejos do Dia do Padroeiro - São Pedro, conforme determinação da Lei nº 1.062, de 25 de novembro de 1963, aprovada pelo Prefeito interino, Toshitiro Yoshino {que era o Presidente da Câmara dos Vereadores]. Na foto, Semeghini cumprimenta o fundador, Luiz de Souza Leão, na qualidade de Prefeito eleito de Tupã [1973-1976]. No centro, o radialista Edson Joel . Mais atrás, à direita Francisco Carlos Pio de Almeida e, de óculos escuros, o Dr. Adilson Micalli.

4. O Primeiro Passeio de Charretes e Carroças Ornamentais de Tupã foi realizado no dia 3 de junho de 1977. A Comissão Organizadora foi nomeada pelo Prefeito Carlos Messas com a Portaria nº 3.364, de 08 de maio de 1977, constituída pelo Presidente Toyoshiro Nakamura, presidente da Associação Comercial e Industrial de Tupã - ACIT, Prof. Wilson Peres, Dr. Paulo Reinaldo Tovo [foto], Dr. Luacil Ribeiro da Silva, Dr. Celso Pacheco Lomba, Dr. Argemiro Lopes de Mesquita, Antenor Pelegrino, Eduardo Zanelato, Torquato de Souza Lopes Filho, Mario Yamamoto e Arthur Hermenegildo.

6. VARZEA DE OURO

5. Implacáveis Magoados A.C. 1967, posam no gramado do Estádio Municipal Alonso Carvalho Braga. A partir da esquerda, [?], Aryovaldo Lisboa [o “Ary Pintado”], Rosin, [?], Zezo, Victor de Oliveira [o Vitor Alfaiate] e Ariston. Agachados, na mesma ordem, Clóvis, Claudemir, Ilário Borges, José Geromini Filho [o “Zeca Geromini”] e Darci Franceschi. [Facebook - Grupo Memória Fotográfica de Tupã, publicada por Ilário Borges]

[Contato com a Coluna? E-mail: dacajur@hotmail.com]

[David de Castro é servidor público municipal,
1973-2014]


‘Feriadão’
Polícia Rodoviária desenvolve operações especiais

          A Base Operacional da Polícia Militar Rodoviária de Tupã desenvolve, a partir da tarde de hoje, às 14 horas, diversas operações especiais, reforçando o policiamento em toda sua área de abrangência, visando a fiscalização de trânsito nas rodovias de sua responsabilidade, durante os feriados: o primeiro alusivo ao evento máximo da cristandade, que é a Morte e Ressureição de Cristo, que se inicia amanhã, Sexta-feira Santa, finalizando no Domingo de Páscoa; e o segundo em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, feriado de Tiradentes, incidindo na segunda-feira, dia 21 de abril.
As operações Semana Santa e Tiradentes 2014 começarão às 14 horas de hoje, e prosseguirão até o dia 21, segunda-feira, às 23h59 min.

Segundo o sargento da PR de Tupã, Márcio Combinato, durante as operações serão feitos exames de alcoolemia, verificação do uso do cinto de segurança e coibição de ultrapassagem em locais não permitidos, entre outras.

EFETIVO

O Policiamento Rodoviá-rio permanecerá em regime especial de trabalho. “As folgas dos policiais militares rodoviários serão reduzidas para uma maior segurança aos usuários das rodovias”, destacou o sargento Márcio Combinato.

OBJETIVO

O desenvolvimento das operações tem como objetivos prioritários: a proteção a vida, a incolumidade física das pessoas e a fluidez do trânsito, assim, todo o esforço e empenho do policiamento devem ser concentrados na prevenção e repressão aos atos relacionados com a segurança pública, garantindo a obediência às normas relativas à segurança do trânsito, assegurando a livre circulação e evitando acidentes, proporcionando, deste modo, aos usuários das rodovias, um trânsito em condições seguras. “O objetivo das ações é, principalmente, reduzir os acidentes nas rodovias da região”, informou o sargento Combinato.

EQUIPAMENTOS

Os policiais militares rodoviários empregarão etilômetros (popularmente conhecidos como “bafômetros”), para a fiscalização da alcoolemia; e radar fotográfico, para a fiscalização de velocidade; além de todas as viaturas disponíveis no período do feriado prolongado, para o desenvolvimento das operações.
Nas estradas de todo o Estado, o policiamento reforçará a fiscalização com equipamentos de alta qualidade e tecnologia, inclusive empregarão o sistema inteligente de fiscalização, porém, segundo o sargento Combinato, a região de Tupã ainda não conta com tal sistema.

Para quem não conhece, o sistema inteligente de fiscalizacao, com os equipamentos fixos e móveis, estão integrados a um sistema que permite a interligação de informações constantes em diversos bancos de dados, promovendo o monitoramento dos veículos que trafegam nas principais rodovias do Estado de São Paulo, constituindo-se em mais uma ferramenta que contribui para a segurança dos usuários das rodovias.

ÁLCOOL

Tendo em vista a característica festiva do feriado prolongado, a exemplo de outras operações especiais, e com o objetivo de reduzir o número de acidentes e de vítimas, os policiais dispensarão atenção especial à fiscalização do consumo de bebidas alcóolicas (ou de substâncias de efeitos análogos).

A Policia alerta que o motorista flagrado dirigindo sob a influência de álcool será penalizado com multa de R$ 1.915,40, retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir por doze meses, além de responder criminalmente pela sua conduta, dependendo das circunstâncias, com pena de detenção de seis meses a três anos.

Vale destacar ainda que, nas estradas da região, segundo o sargento da Polícia Rodoviária de Tupã, Márcio Combinato, as principais infrações cometidas no trânsito são: excesso de velocidade e ultrapassagem em local proibido.

AÇOES DIRECIONADAS

Em razão do aumento do fluxo de veículos, a Policia Militar Rodoviária, no decorrer das operações, postará as equipes em locais estratégicos das rodovias e desenvolverá ações direcionadas com enfoque especial à fiscalização do uso de álcool pelos motoristas, aos motociclistas, as ultrapassagens realizadas em locais proibidos, ao excesso de velocidade e a fluidez do tráfego.
Aos motociclistas as orientações são no sentido de que não transitem entre as faixas de rolamento nas rodovias, mantendo distância segura dos demais veículos na via, em cumprimento a lei e zelando pela segurança de todos.

MAIOR MOVIMENTO

Durante os feriados prolongados as rodovias da região registram um aumento médio de 40% no movimento. “A previsão é de um fluxo maior de veículo nos dias 17 de abril, das 19 horas até o dia 18 de abril por volta das 12 horas, e no dia 21 nos horário das 13 às 21 horas”, alertou o sargento.

RECOMENDACOES

O Comando de Policiamento Rodoviário recomenda cuidados especiais, dentre os quais é possível destacar: o planejamento adequado da viagem, com a definição do itinerário, anotação de telefones de emergência, localização das bases da Polícia e de pontos de apoio para eventuais paradas; a revisão das condições gerais do veículo antes de iniciar a viagem, com atenção especial aos equipamentos obrigatórios, sistema de iluminação e sinalização do veículo, combustível e documentação de porte obrigatório; o respeito à proibição da ingestão de bebidas alcóolicas ou de outras substâncias que alterem a capacidade de direção do veículo; a rigorosa observância das normas e da sinalização de trânsito, especialmente quanto aos limites de velocidade e as ultrapassagens em locais proibidos; que não iniciem ou prossigam a viagem cansados ou com sono; a utilização dos farois baixos acesos também durante o dia nas rodovias, prática que promove maior visibilidade aos veículos; ao viajar acompanhado por crianças, o condutor deverá atentar para o uso correto dos dispositivos de retenção, conforme previsto na resolução 277/08 do Contran.



NECROLOGIA

          Anfrizio Ferreira da Silva 84 anos
Damião Martins Servantes 86 anos
Edeilta Pereira Abdon 75 anos
Francisco Alves do Sacramento 87 anos
José Aguiar Silva 61 anos
José Domingos de Souza 89 anos
Luis Fernando Auada 50 anos
Nelson Polido de Souza 68 anos


Meio ambiente
Prefeitura mantém entrega do kit ‘Eco Gíre’

          O desmatamento e a impermeabilização do solo têm alterado o clima, influenciando as chuvas, o balanço hídrico, a umidade do ar e a ocorrência de geadas, granizos e vendavais.
A poluição ambiental vem prejudicando o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies de animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende dos recursos naturais, como a água, o ar e o solo para sobreviver com qualidade de vida.
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, preocupada com o processo de urbanização, o crescimento populacional e com as profundas alterações no meio ambiente, visando reforçar a ideia da importância de arborização, implantou em 2011 o projeto Eco Curumim, que a partir de Janeiro de 2013 passou a se chamar “Eco Gíre”. O nome “Gíre” significa criança na língua Kanhgág (tribo indígena original de Tupã).
O projeto “Eco Gíre” consiste na entrega de um kit para todas as crianças recém-nascidas, correspondente a cada mês e domiciliadas em Tupã. Cada kit contém um troféu “Eco Gíre”, uma muda de árvore nativa e uma placa indicativa para ser fixada junto à muda, contendo o nome da criança, data de nascimento e nome popular da muda entregue.
O projeto busca a conscientização ambiental das presentes e futuras gerações tupãenses, fazendo com que a criança cresça conhecendo a importância das questões relacionadas ao meio ambiente, adotando ainda hábitos e atitudes ecologicamente corretos e sustentáveis, melhorando assim a qualidade de vida dos munícipes e a qualidade ambiental do Município.
No momento, estão sendo entregues os kits para as crianças nascidas em janeiro e fevereiro de 2014, totalizando 110 mudas a serem plantadas. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde, dos hospitais São Francisco de Assis e Santa Casa de Misericórdia.
Além de formar novas gerações ecologicamente corretas, a iniciativa busca criar uma nova consciência ambiental dos pais e responsáveis, que terão o compromisso de fazer com que as crianças cresçam juntamente com a árvore, símbolo do seu nascimento, além de ensinar sobre a importância do meio ambiente na vida de toda a população.



Secretaria acompanha obras de macrodrenagem

          O Consórcio Tupã Ambiental, responsável pela execução do projeto de macrodrenagem em Tupã, dentro de sua primeira etapa, começa a trabalhar em ritmo forte, visando a finalização das obras, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2014.
O secretário de Obras, Danilo Aguillar Filho, esteve esta semana no canteiro de obras da canalização do braço esquerdo do Córrego Afonso XIII. “Esta é uma obra importantíssima, porque canalizará todo o braço esquerdo do Córrego Afonso XIII, beneficiando toda a população que reside nas proximidades do canal”.
A empreiteira está atualmente executando o trecho entre as ruas Tupinambás e Aimorés, nas proximidades do Clube dos Comerciários, local onde ocorreu uma enorme erosão nas chuvas de 6 de abril de 2013.

O canal, que inicia da Praça dos 500 anos vai até o “piscinão” da Rua Brasil, está sendo executado em concreto armado, sendo que nas laterais do canal será feito um aterro que será gramado, dando um aspecto bonito e garantindo a segurança dos imóveis localizados às margens do córrego.



TESTEMUNHOS CONVINCENTES DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

          (*) Sillas Campos

Artigo escrito para o Diário de Tupã (SP), 17 de abril de 2014

A Ressurreição de Cristo é uma das verdades mais importantes para o Cristianismo! Sem ela não há Cristianismo, evangelho ou esperança de salvação! É sua vitória “sobre a morte” que separa Jesus Cristo de:
1. Abraão - o líder do Judaísmo.
2. Buda - o líder do Budismo.
3. Maomé - o líder do Islamismo.
4. Allan Kardec - um dos líderes do Espiritismo.
5. E de todas as divindades do Hinduísmo.
- Só o Senhor Jesus exibe uma sepultura vazia!
Através dos séculos os cristãos têm sido perseguidos, aprisionados, torturados e executados por causa desta verdade. Mas a igreja nunca abriu mão desta certeza!
Por isso todos os anos, por ocasião da Páscoa, o diabo levanta um boato contra a divindade ou ressurreição. Exemplos?
- Em 1988 o diretor Martin Scorsese lançou o filme “A Ultima Tentação de Cristo”, que apresenta um messias indeciso e mal resolvido.
- Em 2003 o autor Dan Brown lança “O Código Da Vinci”, romance que questiona a divindade de Cristo.
- Em 2012 um arqueólogo declarou ter achado um ossuário com os restos mortais de JC. Depois de muitas reportagens, especulações, e danos á fé de alguns, o achado foi declarado falso!
- E, na véspera desta Páscoa de 2014, alguns jornais sensacionalistas noticiaram sobre um papiro antigo que revelaria que Cristo teve uma esposa! Fui pesquisar sobre o assunto numa fonte mais séria e descobri que se tratava de mais um alarme falso. Veja na Folha de São Paulo de 11/04/14, artigo “De novo, ‘a mulher de Jesus’”, pelo jornalista Reinaldo José Lopes.
Graças a Deus, o Cristianismo tem base histórica sólida! Em I Coríntios 15:1-11 temos testemunhos convincentes da Ressurreição de Cristo!
Se você for acusado falsamente de um crime, processado, e levado diante de um tribunal de justiça, torça para ter a seu favor 2 ou 3 testemunhas oculares! Quero dizer, se alguém quiser julgar “a ressurreição”, se foi fato ou fraude, Paulo apresenta mais de 500 testemunhas oculares! Muitos que morreram por causa deste testemunho!
Antes de falar das testemunhas oculares Paulo apresenta o seguinte:

I. O TESTEMUNHO DA IGREJA PRIMITIVA (I Coríntios 15:1-2)
1. “Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2. Por meio deste evangelho vocês são salvos”...
Qual a mensagem do Evangelho? Que Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou (versos 3-4). Logo, nestes dois primeiros versos (acima) Paulo esta dizendo o seguinte: os irmãos da igreja em Corinto, que viveram nos tempos de Cristo, não tinham nenhuma dúvida acerca da Sua divindade, morte vicária e ressurreição! Permaneciam firmes! Pois eles tinham sido transformados pelo Cristo ressurreto! Eles tinham sido libertos da idolatria, adultério, avareza, vida de contravenção, alcoolismo e práticas homossexuais! (I Cor 6:9-10). Eles eram provas vivas do poder do Cristo vivo!

II. O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS (I Coríntios 15:3-4)
3. “Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4. foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.
Além do testemunho vivo da igreja Paulo menciona o testemunho das Escrituras. Declarando que, tudo o que aconteceu com Jesus Cristo, aconteceu “segundo as Escrituras”! O Antigo Testamento profetizou Sua encarnação, Sua morte vicária e Sua ressurreição. Por exemplo, leia o texto de Isaías 53.

III. O TESTEMUNHO DE TESTEMUNHAS OCULARES! (I Coríntios 15:5-8)

5. “E apareceu a Pedro e depois aos Doze. 6. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. 7. Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; 8. depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo”.
A primeira testemunha ocular foi Pedro. Pedro é uma ótima testemunha, pois no princípio ele não acreditava na ressurreição. Tanto é que ele negou a Cristo três vezes, e voltou para sua antiga profissão. A segunda testemunha são os doze! Atos 1:3 diz: “Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.”
A terceira testemunha é o grupo dos 500 irmãos! Aos quais Cristo se revelou de uma só vez - a maioria dos quais ainda estavam vivos. Lembre-se que Paulo escreveu esta defesa vinte e cinco anos após a ressurreição.
A quarta testemunha é Tiago. Provavelmente, este não é o Tiago apóstolo, mas um dos irmãos de Cristo, pois aqui, Paulo o destaca à parte dos doze. Este também é uma testemunha relevante, pois em João 7:5 diz que os irmãos de Jesus não criam na Sua divindade. Mas após a ressurreição sabemos que este Tiago, se converteu! Tornou-se um dos líderes da Igreja em Jerusalém!
A quinta testemunha é o próprio Paulo. Por várias razões Paulo é uma ótima testemunha a favor da ressurreição. Cidadão romano, Judeu comprometido, inteligente e bem preparado academicamente falando; inimigo famoso e ferrenho do Senhor. Ele não cria em Jesus, nem na Sua Divindade, muito menos na Sua Ressurreição. Ele perseguia e encarcerava os cristãos! Porém, após um encontro sobrenatural com Cristo ressurreto tornou-se um adorador! Testemunha ocular! Disposto a viver e morrer por Jesus!

Conclusão: a fé cristã tem base histórica sólida! Jesus Cristo ressurgiu com poder e grande glória! As profecias se cumpriram! A morte foi vencida! E Sua divindade e poder foi autenticada historicamente! Por isso os apóstolos perderam o medo e a covardia! Por isso Sua igreja se espalhou pelo mundo inteiro! E se você ainda vive escravizado ao pecado, distante da graça de Deus, o desafio de amor do próprio Deus para sua vida é:
“Creia no Senhor Jesus e serás salvo!”
- Não importa o seu passado!
- Não importa o que você fez ou com quem você andou!
Apenas, creia no Senhor Jesus e serás salvo!

Só Ele tem autoridade e direito para dizer: “Eu sou a ressurreição e a vida! Quem crer em mim, ainda que morra viverá! E quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente!”

(*) Sillas Campos, pastor da Igreja Batista de Tupã


Semana Santa
Igrejas católicas prosseguem com programação

          Desde domingo passado, dia 13, os cristãos estão em celebração, dentro da Semana Santa. Durante este período, especialmente a Igreja Católica lembra da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em Tupã, as atividades religiosas foram iniciadas no domingo passado. As programações das paróquias se estendem até o Domingo de Páscoa, neste dia 20.

Matriz
A Paróquia São Pedro Apóstolo dá continuidade a programação hoje, quinta-feira, às 20 horas, com a celebração da Missa do Lavapés e Instituição da Eucaristia. Depois, a partir das 22 horas, será iniciada a vigília. Os fiéis devem conferir a escala programada.

Amanhã, dia 18, Sexta-feira Santa, às 15 horas, acontece a Celebração da Paixão e Morte de Cristo. Às 20 horas, haverá a procissão e encenação da Paixão do Senhor, no Espaço Cultural “Zé Pretinho”.
No dia seguinte, sábado, dia 19, às 21 horas, acontece a celebração da missa da Vigília Pascal. Finalmente, no Domingo de Páscoa, dia 20 de abril, às 9 horas, acontece a Missa da Ressurreição. Logo em seguida, por volta das 10 horas, serão realizados os batizados. Na parte da tarde, às 18 horas, acontece a procissão do Senhor Ressuscitado. E, finalizando a programação, às 19 horas, será celebrada missa.

São Judas

Também a comunidade da Paróquia São Judas Tadeu se prepara para a continuidade das programações. Hoje, quinta-feira, dia 17, os fiéis celebrarão a Instituição da Eucaristia e Cerimônia de Lavapés, às 20h30 min, na Paróquia São Judas Tadeu, seguindo-se da vigília.
Amanhã, Sexta-feira Santa, dia 18, católicos participarão da Missa de Celebração da Paixão e Morte do Nosso Senhor, às 15 horas. Logo depois, haverá a procissão do Senhor Morto.
No Sábado Santo, dia 19, às 20 horas, será realizada a solene Vigília Pascal.
Por fim, no Domingo de Páscoa, dia 20, será realizada a missa de Páscoa e batismo de crianças.

Auxiliadora

A Igreja Nossa Senhora Auxiliadora continua com a celebração da Semana Santa, nesta quinta-feira Santa, às 19h30 min, quando será celebrada a Missa da Instituição da Eucaristia e Lavapés. Após a missa, será iniciada a Adoração ao Senhor, até às 23 horas.
Na Sexta-feira Santa, dia 18, a programação começa às 7 horas, com Adoração ao Senhor, até ao meio dia e, às 15:00 horas, celebração da Paixão do Senhor. Após essa programação, acontece a Via Sacra, na própria igreja.
No Sábado Santo, dia 19, às 20 horas, será celebrada a santa missa - celebração da Ressurreição do Senhor. Por fim, no Domingo de Páscoa, dia 20, serão celebradas missas às 7 horas e às 19 horas.

São José

A Igreja São José também prossegue com as atividades desta semana. Hoje, acontece a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e Missa de Lavapés, às 21 horas, seguida de vigília, das 23 até às 13 horas.
Amanhã, Sexta-feira Santa, dia de jejum, acontece a Procissão do Silêncio, saindo às 6 horas da manhã, da Matriz de São José, indo até o Cemitério da Saudade. Na parte da tarde, será realizada a celebração da Paixão, às 15 horas, seguida de procissão até a Capela Nossa Senhora do Carmo.
No Sábado Santo, dia 19, acontece a benção do fogo novo e Vigília Pascal, às 21 horas.
Por fim, no Domingo de Páscoa, dia 20, acontece a Procissão da Ressurreição, às 6 horas, saindo do estacionamento do Supermercado Varejão Gaspar, com missa para as crianças às 9h30 min, inclusive com batizados.
A Igreja São José lembra que não haverá missa às 19 horas no domingo, dia 20. Já no dia 27, também um domingo, será o Domingo da Misericórdia, com terço às 18 horas, na Matriz de São José.

Parnaso

Em Parnaso também está sendo realizada a celebração da Semana Santa. Nesta quinta, às 19h30 min, será celebrada a missa de Lavapés; amanhã, Sexta-feira Santa, celebração da Paixão, às 15 horas; por fim, no Domingo de Páscoa, dia 20, Missa da Páscoa, às 8 horas.


Cultura
Colégio sediou ações do 4º Festival de Literatura

          A manhã da última terça-feira, dia 15, teve momentos inesquecíveis para os alunos do Colégio Objetivo de Tupã, pois foram realizadas duas ações do 4º Festival de Literatura de Tupã, para os alunos do ensino fundamental I e II.

Os alunos do ensino fundamental I receberam a contação de histórias com a atriz e contadora Mirian Mieko, que lhes contou um pouco da história de literatura infantil, da vida de Monteiro Lobato e, finalizando com graça e encanto, narrou a história “A Reforma da Natureza”, clássico de Monteiro Lobato.

Já os alunos do ensino fundamental II, através da professora Edna Aparecida Cavalcante, realizaram uma atividade sobre contos que anteriormente foram enviados à instituição. Colocando como forma de contação, a professora estimulou a leitura correta e a forma mágica de se contar uma história.

As ações que constituem o Festival de Literatura de Tupã chegam aos alunos permeadas de informações e de forma lúdica, remetendo-os ao mundo das letras e da literatura, de forma que marquem a aprendizagem com a maneira inesquecível trabalhada.
Festival
O Festival Nacional de Literatura está sendo realizado pela Prefeitura, através da parceria firmada entre as Secretarias Municipais de Cultura, de Educação, de Turismo, de Desenvolvimento Econômico e de Administração, e vem atraindo diversos estados para seu concurso literário de contos e poesias. “Temos diversas inscrições, de diferentes estados. São 13 os estados já participando do nosso Festival Nacional, que engrandece nosso concurso e já projeta nosso município em âmbito nacional”, comentou o secretário de Cultura, Charles dos Passos.
As ações também estão sendo de importância ímpar para o sucesso do festival. O prefeito Manoel Gaspar salientou que, a forma escolhida para as intervenções literárias que a Secretaria de Cultura desenvolveu, abrangem toda a população de forma uniforme, através de palestras, exposições, lançamento da obra literária do professor João Adalberto Campato Júnior, contações de histórias, sarau literário e atividades que mostram o valor da literatura para a população, tudo englobando o 4º Festival Nacional de Literatura de Tupã, marcando o mês de abril como o mês literário tupãense.



Semana Santa é de jejum para católicos

          O período de Páscoa tem um importante significado religioso. Desde o último domingo, os cristãos têm celebrado a Semana Santa.
Para celebrar este momento, principalmente os católicos dedicam toda semana para orações e jejuns. O período se encerra no Domingo de Páscoa, que neste ano será celebrado no dia 20 de abril. Nesses dias, cristãos se dedicam a alguns sacrifícios. Muitas pessoas eliminam, por exemplo, o consumo de carne vermelha e passam a consumir somente carnes brancas, como peixes e frangos. Muitos já deixaram de comer carne vermelha logo após as festividades de Carnaval, por exemplo, quando inicia o período da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, que neste ano foi celebrada no dia 5 de março. Apesar da Semana Santa se encerrar no domingo de Páscoa, a Quaresma se encerra hoje, véspera da Sexta-feira Santa. Toda tradição tem como principal objetivo lembrar o martírio de Cristo.


Museu ‘Índia Vanuíre’
Começa dia 22 a 42ª Semana do Índio de Tupã

          Na próxima terça-feira, dia 22 de abril, o Museu “Índia Vanuíre”, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a ACAM Portinari, dá início à 42ª Semana do Índio de Tupã.
A programação, que tem a parceria da Prefeitura de Tupã, oferece a oportunidade de contato real entre a cultura indígena e não indígena, com a intenção de aproximar as comunidades e acrescentar conhecimentos sobre como é o cotidiano e as trocas de saberes nas aldeias indígenas da região. A abertura acontece tradicionalmente no mausoléu de índia Vanuíre, às 9h30 min, na escola que leva o seu nome.

Em seguida, na Praça da Bandeira, será iniciada a mostra “Dois Povos, Uma Luta”, produzida pela Escola Indígena “Índia Maria Rosa”, da Aldeia Indígena Icatu, em Braúna. A exposição, que pela primeira vez é exibida fora da Aldeia Icatu, tem como objetivo mostrar a história, a luta e as conquistas, e que no local há uma comunidade, com dois povos e duas culturas diferentes na língua, na alimentação, nos costumes, no casamento, no fazer da cerâmica, entre outras coisas: os Terena e os Kaingang.

No museu, estará em cartaz a exposição “Kanhgág Arte, Cultura Material e Imaterial”. No local, poderão ser vistos artefatos confeccionados pelos índios Kaingang das aldeias indígenas de Nonoai e de Iraí, no Rio Grande do Sul. O acervo conta com cerca de 100 peças, como cestarias e adornos. Através de fotografias, o público poderá saber mais sobre sua cultura, sobre os artefatos produzidos, o grafismo, a pintura corporal, suas manifestações étnico culturais, seus eventos importantes e o cotidiano do povo Kanhgág.
A programação da 42ª Semana do Índio ainda inclui ainda oficinas culturais e uma Feira de Artesanato e Culinária na Praça da Bandeira, de 24 a 26 de abril, com pratos típicos, artesanato e apresentações de música e danças.

A programação completa da 42ª Semana do Índio está disponível no site www.museuindiavanuire.org.br. O Museu “Índia Vanuíre” está localizado na Rua Coroados, 521. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-2333 ou nas páginas do museu nas redes sociais Facebook e Twitter.



Ovos de Páscoa são entregues na rede municipal

          Na semana que antecede a Páscoa, todas as crianças das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (creches) recebem ovos de Páscoa. No total, estão sendo distribuídos 2.865 ovos durante toda esta semana.
Em clima de festividade, criação de máscara e fantasia de coelho, as crianças celebram a Páscoa e relembram seu verdadeiro sentido.
A maior celebração cristã, ao lado do Natal, tem sua origem na festa judaica do Pessach - que significa “passagem” em hebraico, uma referência à saída dos judeus do Egito e sua libertação da escravidão, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. A comemoração foi adaptada pelo cristianismo para relembrar a ressurreição de Cristo, que também representa a renovação da vida.
Segundo o secretário da Educação, professor Marcos Leite, “a Páscoa é um momento de mudança e nós desejamos que esse momento traga benefícios na formação interior dessas crianças, e que o sentimento de solidariedade mostre a elas a importância de dar e receber, buscando um bem comum”.

O prefeito Manoel Gaspar ressaltou a importância do evento. “Para as crianças, esse momento é muito especial, pois muitas delas ganharão apenas esse ovo de chocolate. Corrigir essas distorções é parte do nosso compromisso. O Poder Público tem a obrigação de tratar bem aqueles que serão o futuro da nossa cidade”.


HPV
Ainda é possível fazer a vacinação

          A Campanha Nacional de Vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) terminou na semana passada, no último dia 10, com a marca de mais de 1.000 meninas vacinadas em Tupã. Porém, quem ainda não se imunizou, ainda é possível receber uma dose gratuitamente.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as meninas que não receberam a vacina devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, acompanhada de um responsável e munida da carteira de vacinação.
A data oficial de encerramento foi na última quinta-feira, dia 10. Na ocasião, Tupã havia vacinado 1.101 meninas com idades entre 11 e 13 anos, o que corresponde a 82% do total da população-alvo estimada em 1.270 meninas.

A campanha

O objetivo da vacinação é proteger a população feminina da infecção pelo vírus HPV e, consequentemente, reduzir a incidência de câncer de colo de útero e de verrugas genitais.

Todas as meninas em idade de imunização devem tomar três doses da vacina. A primeira, dentro desta campanha que terminou oficialmente na semana passada; a segunda dose está prevista para o mês de setembro; e a terceira, 5 anos após a vacinação da primeira dose, cujas datas serão previamente divulgadas.
O Ministério da Saúde destaca ainda que disponibilizará a vacina quadrivalente, que protege contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18).

Nas unidades

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a campanha contra o HPV foi uma forma de intensificar a prevenção da doença e a participação das meninas que fazem parte do público-alvo. A vacina contra o HPV entra para o calendário de vacinação da saúde, sendo disponibilizada em qualquer unidade de saúde.


Educação
Etec prevê a instalação de novos cursos

          A Etec “Professor Massuyuki Kawano” realizará, no dia 8 de junho, às 13 horas, em sua sede localizada na Rua XV de novembro, 52, Vila Independência e na sala descentralizada situada na E.E. “Índia Vanuíre”, a prova referente ao vestibulinho 2014.

Para que o interessado realize a prova, deverá se inscrever no vestibulinho dos cursos técnicos, através do site: www. vestibulinhoetec.com.br.
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 7 de maio, às 15 horas.
De acordo com o diretor da Escola Técnica Estadual “Massuyuki Kawano”, Mauro Guerra, neste ano a Etec recebeu a aprovação para a implantação de dois novos cursos, que serão ministrados de forma inédita na região. “A partir do segundo semestre, os alunos que forem aprovados no vestibulinho, poderão optar pela realização de dois novos cursos. Serão disponibilizadas 40 vagas para o curso técnico em recursos humanos, no período noturno, e 40 vagas para o técnico em design de interiores, que será ministrado no período da tarde”, disse.

Segundo o diretor, a Etec busca ainda a implantação de três novos cursos que, de acordo com estudos realizados pela escola, deverão atender a demanda de alunos existentes no município e na região. “A Etec de Tupã aguarda a aprovação dos cursos técnico em química, em manutenção e suporte em informática já para o vestibulinho que acontecerá no próximo semestre. Aguardamos ainda a reforma do prédio onde funcionava a Escola ‘Raul de Mello Senra’, para instalar o curso de técnico em processos fotográficos”, explicou.

inscrição
Vale lembrar que o candidato interessado em ingressar em um dos cursos oferecidos pela Etec, deverá acessar o site no período das inscrições e escolher a cidade onde pretende estudar. Escolhida a escola, o candidato escolhe o curso técnico desejado e a opção 1º módulo, preenchendo todos os dados pedidos pelo site.
Ao finalizar o preenchimento dos dados, o candidato deve imprimir o boleto bancário no valor de R$ 25,00 e recolher este valor em qualquer agência bancária, lotérica ou posto de atendimento do sistema bancário.
Com o recolhimento do valor, o candidato está inscrito para fazer a prova do vestibulinho no dia 8 de junho, às 13 horas, prova esta que será realizada nos dois locais citados acima. É necessário que o candidato verifique no site ou na secretaria da escola, com antecedência, onde será o seu local de exame.
O candidato não pode deixar de recolher a taxa do vestibulinho até às 15 horas do último dia de inscrição, pois se não recolher não estará inscrito e não poderá fazer o vestibulinho.

Vagas

Para a unidade de Tupã, o Centro Paula Souza está oferecendo os seguintes cursos técnicos: em administração, nos períodos da tarde e noturno; em desenho de construção civil, período noturno; em enfermagem, período noturno, com estágios no período diurno (idade mínima de 17 anos); em farmácia, no período noturno; em informática, no período noturno; em recursos humanos, noturno; em design de interiores, no período da tarde.

Na extensão que funciona na Escola “Índia Vanuíre”, será oferecido o curso técnico de contabilidade, no período noturno. Vale lembrar que serão disponibilizadas 40 vagas para cada curso citado.

Exame

No dia do exame, o candidato deverá chegar ao local de prova com antecedência, pois os portões serão abertos às 13 horas e fechados, para o início da prova, pontualmente às 13h30 min. O candidato deve levar para a prova apenas caneta esferográfica azul ou preta, documento oficial com foto, sob pena de não poder fazer a prova. Não pode levar celular, equipamentos eletrônicos ou qualquer outro meio de comunicação.
A divulgação dos resultados acontece no dia 4 de julho e os classificados, dentro do número de vagas oferecidas, devem fazer sua matricula nos dias 10 e 11 de julho, iniciando as aulas no dia 17 do mesmo mês.


‘Feriadão’
Prefeitura não realizará coleta de lixo no final de semana

          A coleta de lixo orgânico assim como a coleta seletiva de resíduos recicláveis não será realizada nos dias 18 (devido ao feriado da Paixão de Cristo) e 19 de abril de 2014, sexta-feira e sábado, respectivamente.

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, retornará no dia 21 de abril com os serviços de coleta de lixo orgânico e reciclável.

O prefeito Manoel Gaspar, pede a colaboração e compreensão da população com relação ao descarte de resíduos, para que não se deposite esses materiais em terrenos baldios e vias públicas, causando diversos problemas à população local.
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes e outros.

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Alguns materiais recicláveis: plástico, papel, vidro, alumínio, ferro, garrafas PET, papelão entre outros.

No caso de qualquer reclamação ou sugestão, basta ligar para o telefone (14) 3496-3346.


Jesus Guimarães
Crônicas & Opiniões
QUEM ACESSA QUEM

          Nos dias que correm uma pergunta é fundamental: quem acessa quem? Nós acessamos ou somos acessados? Pela mídia eletrônica, pelos outdoors, pelas ondas do rádio, pelos jornais e revistas, pelos SMS, pelos panfletos nas esquinas, pela TV onipresente na sala, no quarto, na cozinha, no elevador, no metrô, no restaurante, nas lojas, nos bares, nos hotéis, nos motéis, nos carros, nos aviões, nos ônibus, no alto dos prédios, nos campos de futebol. Acessados até pelas faixas que os teco-tecos arrastam pelos céus, mídia que resiste nas praias paulistas há décadas.
Atualmente esse processo de abordagem do cidadão vai chegando a extremos inimagináveis e urge definir uma estratégia de defesa, para inverter o jogo, selecionando o que, de verdade, precisamos e queremos. A melhor informação não é aquela que nos esfregam na cara, regra geral há que ser garimpada. O primeiro grande passo é ligar a TV somente nos horários e canais onde se exibem os programas a que de fato queremos assistir, pois nela se ditam as regras da moda, o que é chique e o que é brega, o que se deve comer e beber, os colchões em que devemos dormir. Selecionar revistas e artigos é também estratégico para que nosso precioso tempo não seja utilizado com coisas que, a rigor, não nos são úteis, ao contrário, no mais das vezes nos são prejudiciais.
Experimente procurar por algum produto em qualquer site na internet, de loção após barba a um passeio turístico numa cidade europeia. Daí a minutos a sua tela estará invadida em tempo quase ilimitado por “imperdíveis ofertas” dos itens consultados e tudo que tiver com eles qualquer ligação. Essas redes infernais descobrem os seus passos, deduzem o seu interesse e fazem ataques pontuais às suas eventuais necessidades ou desejos.
Pelo correio nos provocam oferecendo dinheiro emprestado, cartões de crédito ou pedindo doações para entidades das quais ninguém ouviu falar. Se vamos ao supermercado para reabastecer a despensa somos atropelados pelo “som” ambiente que no intervalo do lixo musical tenta nos convencer a comprar um encalhe qualquer pela metade do preço, desde que cheguemos ao caixa nos próximos 3 minutos. Colocam guloseimas ao alcance das mãozinhas dos nossos filhos, à altura dos nossos olhos, em corredores de passagem obrigatória. Não querem saber se estamos de regime ou somos diabéticos. Vender é o que importa, o consumidor que se defenda.
Afinal quem acessa quem? Quem escolhe o que quer, nós ou eles? Seja nos “outlet’s” em Miami ou nas liquidações na esquina, multidões se colocam ao alcance desse furor sem limites, levadas por propagandas diretas ou subliminares, tal e qual as sardinhas aos milhares são conduzidas pelos golfinhos, seus predadores naturais.
Assim se constrói e se mantém a famosa sociedade de consumo. É industriada, treinada, convencida cotidianamente a render-se ao ter ao invés do ser, a pagar pelo que não precisa em troca do simples prazer de comprar; convencida a eleger essa atividade como a sua aventura cotidiana, o seu projeto de vida, o germe de sua felicidade, a razão, afinal, de sua existência.
Salve-se quem puder (e quiser).

Jesus Guimarães é professor, bacharel em
Direito, funcionário aposentado do BB e ex-prefeito de Tupã. E-mail: zuguim@uol.com.br


Ciretran
Próximo leilão de veículos previsto para ano que vem

          Funciona em Tupã, na Rua Mandaguaris, a sede da 27ª Ciretran, responsável por atender assuntos exclusivamente relacionados ao trânsito, além de promover leilões de veículos não reclamados por seus donos.

A Delegacia de Trânsito mantém pátios terceirizados que abrigam centenas de veículos, entre carros e motos em situação irregular apreendidos. E os dois já estão ficando lotados.
De acordo com as informações fornecidas pela Ciretran, o próximo leilão deve acontecer só no ano que vem, ainda sem data prevista. Até lá, com certeza não haverá mais espaço a ser preenchido.
O último leilão de veículos foi realizado em agosto de 2013 e, em dezembro do ano passado, terminou o arremate de todos os lotes ofertados. Naquela oportunidade, foram ofertados em hasta pública 730 lotes.
Passados apenas 8 meses, os pátios ainda não registram superlotação, mas os espaços continuam sendo preenchidos de forma rápida. A expectativa, porém, é que um novo leilão seja marcado apenas no ano que vem.

Nas proximidades do período de realização de um novo evento, um levantamento deve ser feito dos veículos que serão encaminhados para leilão, todos para sucata. Isso é necessário para que seja feita a notificação de seus pro-prietários, que, no entanto, jamais comparecem para fazer a retirada, uma vez que isso teria um alto custo.


sobe.gif (937 bytes)


| Home | Economia | Geral | Sociedade | Policial | Esportes | Política | Variedades |Expediente |E-mail

Hosted by UNISITE - Todos os direitos Reservados